JUCEJE GESTÃO EMPRESARIAL

JUCEJE GESTÃO EMPRESARIAL
Consultoria na área Administrativa, Financeira, Gestão de Pessoas e Coaching

sábado, 14 de maio de 2011

Traição - perguntas para uma matéria jornal da cidade





Por que o homem e a mulher traem? Seria uma forma de encontrar no (a) amante um prazer a mais que não se encontra com a parceira (o)?
Há vários motivos para buscar a traição. Muitos traem pela auto-afirmação, pela vontade de se sentir desejado por outro homem ou mulher. Outros por atração física, instabilidade no relacionamento, conflitos e brigas no relacionamento, por pressão de amigos e ate porque a mulher da muito mole.

A traição pode ser considerada uma doença?
Quando não conseguir controlar os impulsos e se for freqüente ao ponto de prejudicar a qualidade de vida pode ser considerado doença.

A traição pode ser considerada hereditária, “passada de pai pra filho”?
É bastante relativo essa afirmar isso. Pois pode “ser” como “não”. Há filhos que tem os pais separados devido a traição e não pensam e nem agem da mesma forma, pois conhecem a dor, sofrimento, a mudança que isso causa no emocional e psicológico de uma pessoa.
E já outros filhos que tiveram experiência que os pais traíram e traem, e comentam que é a forma que aprendeu a se relacionar, isso é, a traição é algo que se repete no ciclo de vida dele, sendo uma crença nada positivo na vida a dois.

Em relação às empregadas domésticas, a traição do homem para a mulher está relacionada a algum fetiche sexual?
Pode estar relacionada como não pode, depende muito de alguns fatores como: educação familiar, libido, relacionamento do casal e outros.

Como fazer para detectar uma suposta traição?
Avalie como esta o comportamento do seu parceiro ou da sua parceira.
Avalia como esta o relacionamento de vocês. E lembrem-se relacionamentos monótonos, que caem na rotina, sem fantasia e imaginação, é convites a traição.
Se a suspeita esta atormentando, necessário tirar a prova, todo homem ou mulher deixa pistas pelo caminho. Basta olhar o comportamento que facilmente muda.
A traição pode ser compulsiva? Se sim, existem tratamentos para quem trai?
A traição pode ser considerada uma doença, mas é uma doença emocional-afetiva, e não uma compulsão sexual.

Se a traição for descoberta pelo (a) parceiro (a), o que fazer? Como psicóloga qual sua opinião?
Necessário admitir o que foi descoberto: a traição. E depois conversar sobre os sentimentos envolvidos, os motivos que levaram a traição, o desejo de permanecer na nova relação, os comportamentos levou a descobrir que estava traindo.
E o casal conversarem sobre como vai ser a partir da descoberta e conversa. Se vão ficar juntos, necessário mudar alguns comportamentos, conversarem, trabalharem o que aconteceu entre eles. A terapia de casal e/ou individual ajuda a trabalhar os fatores que levaram a traição.


Importante: Se a suspeita anda te atormentando, chegou a hora de tirar a prova real. Todo homem ou mulher deixa pistas pelo caminho da traição, então não será muito difícil você perceber se está ou não sendo traída. Basta observar com atenção o comportamento do parceiro, que facilmente muda quando ele está sendo infiel. Veja abaixo algumas dicas, lembrando que: caso identifique com os comportamentos abixos pode ser alarme falso, mas vale uma investigada!

- Expressão corporal: quando a gente mente ou engana, geralmente o corpo tende a nos denunciar. Encolhemos os ombros, piscamos muito e enrugamos a testa.

- Marcas no corpo, na roupa e cheiros estranhos.

- Telefonemas estranhos, sem explicação ou lógica, e, quando atendidos, geram nervosismo, tremores, mudança de tom de voz, ansiedade evidente e saída do ambiente.

- Mudança de comportamento e de atitudes no dia-a-dia.

- Mudança no horário de sair ou de chegar em casa.

- Disfunções sexuais pode surgir devido culpa, dor na consciência.

- Vaidade aumenta.

- Começa a esconder as contas ou passa a recebê-las no trabalho para esconder gastos suspeitos.



Silvana Parreira de Jesus
Psicóloga, Psicopedagoga e Consultora RH

Nenhum comentário:

Postar um comentário