JUCEJE GESTÃO EMPRESARIAL

JUCEJE GESTÃO EMPRESARIAL
Consultoria na área Administrativa, Financeira, Gestão de Pessoas e Coaching

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Maio chegou!!!! E a ansiedade das noivas também.......Tirando dúvidas....





O tratamento da Dra. é destinado para noivos e noivas? Por quê?
O tratamento é para trabalhar a ansiedade, insegurança, medo da nova vida que vão levar juntos, da nova rotina, das diferenças de opiniões e outros fatores. Porque é um auxilio pra essa nova realidade e nova etapa da vida, uma etapa que gera muita tensão e medo e que podem cometer alguns comportamentos por falta de conhecerem a si mesmo, e com a terapia é possível trabalhar e se conhecerem melhor.
Como que fica o psicológico da mulher antes do casamento? E do homem?
O psicológico tanto da mulher como do homem ficam abalados, sofrem de um estresse e muitos falam que os noivos vivem a TPN – tensão pré-nupcial. Esse estresse é gerado por tantos preparativos necessários para o grande dia. As mulheres sofrem com a ruptura da saída da casa dos pais, esse corte do cordão umbilical. E os homens, já pensam e sofrem com antecipação se vão dar conta de criar uma família, principalmente do lado financeiro.
À medida que se aproxima do casamento é normal que os noivos, principalmente, a noiva fique nervosa, ansiosa, aflita. O tratamento da Dra. visa sanar essa ansiedade excessiva? Como que funciona a Terapia?
O objetivo da terapia é trabalhar, diminuir e sanar essa ansiedade, como os outros sintomas como: nervosismo, insegurança, medos por exemplo.
A psicologia – terapia – visa compreender as emoções, a forma de pensar e o comportamento do ser humano, isso é, busca o conhecimento e o desenvolvimento humano. Funciona com sessões semanais aonde os noivos trabalham suas dificuldades, seus comportamentos, suas emoções individual ou em grupo.
As mulheres se preocupam mais com os preparativos do casamento do que os homens? Por quê?
Sim. Pois é o grande momento, grande dia da vida delas. É um momento único e muito sonhado, de acordo com os sonhos e fantasias. E que nada pode acontecer errado, tanto que os preparativos e os detalhes sempre ficam por conta delas.
O que faz a mulher ficar com medo, aflita, nervosa, minutos antes do casamento? Existe alguma solução de imediato para acalmar esse nervosismo?
Pode ser o medo, ansiedade, insegurança, o novo que vai chegar. A noiva pode ter essas reações devido ao perfeccionismo que presa para esse dia, ou para a fantasia de que será que o noivo esta esperando ela no altar e da hora do Sim. De como vai ser os dias juntos, por exemplo. O noivo também passa por essas reações.
Para acalmar essa reação necessária mostrar a importância daquele momento, do amor que estão concretizando no dia. Do respeito, da fidelidade que tem um pelo outro e que no dia do casamento estão firmando mais uma vez. E que vai ser uma experiência maravilhosa e que só dependerão deles serem felizes e fazer dar certo.
Explique o funcionamento das terapias:
Psicoterapia individual (para noivos e noivas) – trabalham as dificuldades, emoções, emoções, comportamento. Trazendo técnicas para mudar o comportamento para melhorar o individuo.
Trabalhar individualmente tem uma vantagem que é a facilidade para expor e com isso gera uma empatia mais rápido entre a terapeuta e o cliente.
Psicoterapia de casal – visa facilitar e trabalhar com que os membros do casal ampliem sua consciência em relação a estrutura que estão formando, trabalhando as dificuldades, as diferenças, trabalhando as diferenças.
Palestras para grupos de noivos – são palestras voltadas para os sintomas e reações que o preparativo e o dia desse momento causa nos noivos. Palestras sobre ansiedade, insegurança, comportamento, mudança da rotina e de vida, comunicação, felicidade, amor e outros.
Vivencias e dinâmicas – é colocar tudo que sentem na pratica através de dinâmicas e vivencias que são brincadeiras, mas com um olhar terapêutico.
Quais são as dicas para acabar com a ansiedade excessiva minutos antes do casamento?
- Durma bem: necessário as horas de sono para poder correr atrás dos preparativos finais e para ficar com uma pele linda.
- Escreva em um caderno, como diário, os seus sentimentos, emoções e depois que passou leia e veja como reagiu e superou mais uma etapa.
- Tente ter o dia que antecede para relaxar e que o dia D seja o seu dia, dia para ficar bonita, dia da beleza da noiva.
- Relaxe com musicas calmas, que tranqüilize os pensamentos.
- Coloque em prática o que foi trabalhado na terapia.


Silvana Parreira de Jesus
Psicóloga, Psicopedagoga e Consultora RH

Nenhum comentário:

Postar um comentário