JUCEJE GESTÃO EMPRESARIAL

JUCEJE GESTÃO EMPRESARIAL
Consultoria na área Administrativa, Financeira, Gestão de Pessoas e Coaching

sábado, 28 de maio de 2011

Fobia é um sentimento de medo injustificado - por Marilandes R. Braga

A Fobia é um sentimento de medo injustificado, um temor doentio que domina a razão. Caracteriza-se pela ausência de motivo para despertar o medo ou por ser o medo exagerado diante do objeto fóbico.

É um distúrbio de ansiedade intensa, é um intenso estado de medo produzido por um objeto ou situação específica que na realidade são inócuos e muitas vezes limita a vida da pessoa.

Geralmente é na adolescência, ou início da vida adulta, que aparece por exemplo a fobia social.

A fobia social pode ser restrita ou generalizada. Na restrita a pessoa tem medo de uma situação ou algo específico.

O fóbico quando observado se sente extremamente desconfortável para atividades restritas como escrever, falar, comer em locais públicos ou ser fotografa. No momento em que a pessoa é exposta à situação fóbica, a crise de ansiedade é tão intensa que muitos confundem com uma crise de pânico.

As reações fóbicas são evidentemente irracionais ou patológicas. O indivíduo perde a noção da realidade

Por causa de todo o esforço envolvido o indivíduo luta sempre para fugir das situações que geram ansiedade.Imaginam que o pior vai acontecer e os sintomas dominam o corpo como: palpitação, transpiração, tremor e estremecimento, perturbação respiratória.

É difícil para o próprio paciente acreditar que sofre deste transtorno. Muitos confundem timidez com fobia social.

Há diferentes tipos de fobia. A claustrofobia, por exemplo, é o medo irracional de espaços fechados, como elevadores, cômodos pequenos. Acrofobia que é o medo de lugares altos, agorafobia que é o medo de lugares aberto, medo de sair de casa. São comuns também fobias por animais como gatos, cachorros e insetos.

Quando se deve procurar um tratamento : quando não está conseguindo superar sozinho algum sofrimento causado pela fobia. O objetivo do tratamento para as fobias específicas é diminuir o medo e ansiedade para que o indivíduo tenha condições de levar uma vida normal.

A abordagem cognitiva - comportamental tem sido muito utilizada para tratamento de fobias, tem apresentado excelentes resultados.


Silvana Parreira de Jesus
Psicóloga, Psicopedagoga e Consultora RH

Nenhum comentário:

Postar um comentário