JUCEJE GESTÃO EMPRESARIAL

JUCEJE GESTÃO EMPRESARIAL
Consultoria na área Administrativa, Financeira, Gestão de Pessoas e Coaching

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Psicoterapia – conhecimento de si mesmo - " "Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação de nossos esforços" (Kant)

           O investimento pessoal, independente do nível intelectual, deve ser encarado como uma obrigação para o alcance de objetivos. As pessoas enfrentam em vários momentos da vida, dificuldades que afetam suas emoções, atitudes e principalmente a saúde física.    Essas dificuldades ocorrem desde a infância, passando por todas as fases da vida, afetando principalmente a vida conjugal, criando ansiedade, medo, depressão, sentimento de inferioridade, estresse, podendo até tornar-se um viciado em drogas, bebidas, e outras.    Cada ser humano deve reconhecer que de acordo com suas atividades desempenhadas, seja particular ou profissional, haverá um encontro com determinadas situações, pensamentos e sentimentos, podendo desencadear necessidade de acompanhamento psicológico.
Quando algo estiver ocorrendo na vida de forma que não esteja sendo sustentável, o individuo deve buscar a ajuda de um profissional de saúde psíquica e mental, para que o ajude encontrar seus caminhos, sua dinâmica de vida, dentro de uma normalidade.
A psicoterapia ou tratamento psicológico é um processo que tem como objetivo a expressão e a elaboração de sintomas e sentimentos.  Conseqüentemente, havendo mudança no padrão de resolução dos conflitos do sujeito, a psicoterapia favorece o autoconhecimento, possibilita ao indivíduo a reflexão sobre diversos aspectos de sua vida, adquirindo maior fortalecimento para tomar atitudes de mudança e lidar melhor com seus próprios sentimentos.
Sendo útil para todas as pessoas independente de idade, crença, nível cultural e social que queiram resolver conflitos e dificuldades a psicoterapia busca aplicar um melhoramento e bem estar na vida particular e profissional.
O trabalho desenvolvido pela psicoterapia é baseado dentro dos esclarecimentos que o individuo levou até o profissional.   Para cada caso, há uma necessidade de aplicações de sessões, podendo ocorrer variações dependendo do caso, normalmente é uma sessão por semana.  Alguns autores apontam que com seis meses de tratamento já é possível verificar mudanças importantes.
Além da psicoterapia individual para crianças, adolescentes e adultos, existem outras modalidades: psicoterapia de casal, de grupo e de família. O tipo de modalidade será definido após uma avaliação minuciosa feita pelo psicólogo, sendo que a linguagem abordada com criança é através de brinquedos, jogos e atividades lúdicas.
Mas a vergonha de falar que quer fazer terapia, se conhecer, ainda é grande e isso acontece por conta de preconceitos, de que psicólogos são apenas para pessoas com problemas mentais.
Devemos analisar que “renunciar as próprias vontades, significa renunciar a si próprio e, quando ‘acordamos’, percebemos que somos muito mais fruto daquilo que pensamos, do que aquilo que realmente somos”.

Matéria publicada na Revista Look.

Silvana Parreira de Jesus
Psicóloga, Psicopedagoga e Consultora em Recursos Humanos
São José do Rio Preto - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário