JUCEJE GESTÃO EMPRESARIAL

JUCEJE GESTÃO EMPRESARIAL
Consultoria na área Administrativa, Financeira, Gestão de Pessoas e Coaching

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Estresse – Eu sou ou estou estressado? Estar estressado é estar doente? - matéria de Silvana Parreira de Jesus

Estresse – Eu sou ou estou estressado? Estar estressado é estar doente?
"A maior arma contra o estresse é nossa habilidade de escolher um pensamento ao invés de outro."
William James


               Todo mundo questiona se o estresse é ou não uma doença. O estresse pode ser compreendido como uma resposta psicofisiológica porque envolve aspectos da emoção, pensamentos, comportamento, alteração do habito alimentar e do sono, tento alguns sintomas físicos como gastrite, úlcera, hipertensão e outros.
               Conceituando, o estresse é um estado de tensão que causa um desequilíbrio no organismo vivo, isso é, conjunto de reações orgânicas e psíquicas de adaptação que o organismo emite quando é exposto a qualquer estimulo que o excite, irrite, amedronte ou o faça muito feliz, portando vimos que o estresse pode ser positivo ou negativo, normal ou patológico, vai depender de como é visto e reagido pela pessoa.
               O estresse pode manifestar-se por uma variedade de razões, como acidente traumático, vida cotidiana, ambiente de trabalho, responsabilidades familiares e em qualquer idade: criança ate velhice.
               Com a vida moderna que temos, avanço da tecnologia, competitividade do mercado de trabalho, dificilmente consegue ficar sem ter o estresse, encontrar alguém que não esta passando por um momento estressante, mas devemos encontrar formas de aliviar o estresse, tendo assim uma boa qualidade de vida.
               As causas são diversas podendo ser um estresse organizacional (profissional) como pessoal, sendo que qualquer mudança em nossas vidas pode ser estressante, devido à exigência de adaptação da pessoa, exemplo:  * Casamento ou divórcio; * Ter um filho (processo da gravidez ou após o nascimento); * Início de um novo emprego ou a aposentadoria; * Morte de pessoas queridas / próximos; * Pressão para satisfazer a outras pessoas; * Falta de motivação, incentivo e de feedback no trabalho e dos lideres; * Falar em público; * Baixa auto-estima; insegurança e medos, e outras.
               O estresse apresenta três fases: a primeira conhecida como fase alarme, o organismo entra em estado de alerta para se proteger do perigo; segunda fase: estresse contínuo – o organismo continua se ajustando a situação em que se encontra, mobilizando fontes de energia, e a terceira fase – fase de exaustão ou esgotamento: onde há uma queda da imunidade e o surgimento de algumas doenças.
               Essas doenças citadas na terceira fase podem ser: dores vagas, fobias, hiperatividade, envelhecimento, ansiedade, hipertensão, alergias, distúrbios gastrointestinais, herpes, diabete, problemas respiratórios, dores de cabeça, distúrbios do sono, depressão, infertilidade, baixa auto-estima e outras.
               A orientação terapêutica auxilia no tratamento do estresse devido à expressão e a elaboração dos sentimentos, provocando mudanças de comportamentos no cotidiano, autoconhecimento, reflexão sobre as atitudes e situações inesperadas.
               Para auxiliá-los segue abaixo 10 dicas que pode servir para combater o estresse:
1 – Escreva – escrever aquilo que incomoda pode ajudar, encontrando assim os fatores estressantes, podendo a mesma técnica levar para terapia para trabalhar com o auxilio do seu terapeuta (autoconhecimento);
2 – Mude sua rotina – mude seu caminho e seus horários, lembrando que as cidades não terão redução de carros e congestionamento e que na verdade não existe rotina na vida, cada dia é único.
3 – Administre seu tempo – faça uma avaliação séria e crítica sobre a rotina da sua vida pessoal e do trabalho. Se estiver tendo que agendar ate momentos com você mesmo, pare e analise.
4 – Relaxe – as técnicas de relaxamento tem efeitos profundos no sistema imunológico, contribuir para o equilíbrio da mente e do corpo é essencial.
5 – Respire – faça exercícios de inspirar e expirar, ajuda no autocontrole, diminui a ansiedade.
6 – Sorria mais – dar gargalhadas ale de ser gostoso faz bem a saúde.
7 – Exercite-se – a prática de atividade física serve para liberar tensões, excesso de adrenalina, raiva e na conseqüência auxilia na pratica do sono, ter mais pique para o dia, eleva a auto estima e auto confiança.
8 – Dedique-se a alguma coisa – procure algo que goste para canalizar sua energia negativa.
9 – Exponha-se ao sol – a exposição a luz natural aumenta a resistência a doenças infecciosas, humor. (Não significa expor ao sol nos horários não recomendáveis a saúde!)
10 – Pensamento positivo S.E.M.P.R.E! – a maneira como pensamos tem uma influência ativa e poderosa na nossa vida.
Com vimos o estresse a principio não é uma doença, é apenas a preparação do organismo para lidar com a situação presente, mas não compreendido pode levar as doenças. Depende agora como você vai querer reagir e compreender o seu estresse.

Matéria publicada na Revista Look.

Silvana Parreira de Jesus
Psicóloga, Psicopedagoga e Consultora em Recursos Humanos
São José do Rio Preto - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário