JUCEJE GESTÃO EMPRESARIAL

JUCEJE GESTÃO EMPRESARIAL
Consultoria na área Administrativa, Financeira, Gestão de Pessoas e Coaching

sábado, 6 de novembro de 2010

Conquiste pontos extras na prova - Alimentação correta e ansiedade sob controle também ajudam a ter sucesso na avaliação

Thiago Roque Agência BOM DIA

Chegou o dia, estudante: neste sábado (06), a partir das 13h, você terá a companhia de  4,6 milhões de pessoas (e a concorrência de boa parte desse número) para o primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

E não vou aqui perder linhas de texto para dar mais dicas de estudo – fizemos isso nos últimos dias e você deve ter feito isso o ano inteiro também. Aliás, não vou fazer isso até porque é algo não indicado por profissionais.

“Abrir mão do descanso na véspera ou mesmo no dia para estudar não é aconselhável, já que pode aumentar o nervosismo e o estresse”, avisa a psicóloga e psicopedagoga Silvana Parreira de Jesus, 30 anos.

Sim, descanso: palavra fundamental para este sábado e domingo. Afinal, a prova do Enem é longa (180 questões com enunciados longos) e vai exigir, além de estudo, resistência por parte dos participantes. Por isso, pode cancelar a balada de hoje à noite – e espero que a desta sexta (05) também tenha sido trocada por uma bela noite de sono.

Contudo, isso não significa que você não deva se divertir. Pelo contrário. “É importante fazer algo para relaxar e tirar a prova da cabeça. Encontrar os amigos falar de assuntos que não o deixe mais nervoso e ansioso vai ajudar”, avisa Silvana.

ALIMENTAÇÃO - Nutricionistas afirmam: um bom dia começa com um bom café da manhã – portanto, nada de pular essa refeição importante neste sábado. Por conta do horário (procure chegar com uma hora de antecedência), você vai precisar almoçar mais cedo também – e fuja da tentação do fast food, salgados e afins, pois o dia exige comida leve. “O ideal é acordar cedo para tomar um bom café da manhã e poder também almoçar cedo e se organizar da maneira mais adequada”, avisa a nutricionista Karina Gonçalves Batello, 24.

Karina sugere também evitar, durante a prova, o consumo de balas, chocolates, salgadinhos e refrigerantes, pois eles aumentam o apetite e podem por consequência levar à perda de concentração. “O ideal é ter em mãos uma barrinha de cereal ou uma fruta, como maçã”, avisa. Por outro lado, a endocrinologista Tânia Mara Olmedo afirma que é legal ter a barrinha de chocolate que tenha 50% ou mais de cacau. “Vai ajudar na hora do exame porque é energético”, explica. Porém, as duas fazem coro quanto à hidratação – procure beber água sempre.

EM BAURU / Na cidade, as provas são aplicadas  na FIB, ITE, USC, Preve Objetivo e Faculdades Anhanguera.
Há esquema especial de ônibus coletivo  e apoio da Polícia Militar, inclusive na escolta das provas e folhas de respostas.


 Leia matéria completa no site do Jornal Bom Dia
http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/35875/Alimentacao+correta+e+ansiedade+sobre+controle+tambem+ajudam+a+conquistar+pontos+extras

Nenhum comentário:

Postar um comentário