JUCEJE GESTÃO EMPRESARIAL

JUCEJE GESTÃO EMPRESARIAL
Consultoria na área Administrativa, Financeira, Gestão de Pessoas e Coaching

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Atitude É... Por José Antonio Rosa



Palavra muitíssimo usada e pouquíssimo compreendida, atitude quer dizer um estado de preparação mental para reagir de modo específico diante de determinado estímulo. Atitude, então, sempre é em relação a alguma coisa: a um tipo de pessoa, ao trabalho, à vida, a objetos específicos entre outros. E quase sempre é favorável ou desfavorável. Vale notar que é também uma espécie de programação que leva sempre às mesmas reações.

Pode-se imaginar a importância disso para a vida de alguém que, por exemplo, tem atitudes negativas diante do poder, ela sempre estará com um pé atrás ao lidar com chefes. Logo, certamente não colherá grandes coisas no relacionamento com autoridades pela vida afora. Igualmente, imagine uma pessoa que tenha atitudes negativas em relação ao sexo oposto. A que isso vai levar? Problemas, certamente. Porém, imagine outra pessoa que tenha atitudes positivas em relação a novos desafios! Sempre os receberá com boa vontade e os resultados, então... Imagine também alguém que cultive relações muito positivas em relação à empresa em que trabalha, à direção desta - fará tudo com suavidade e motivação.

O problema então é administrar as atitudes que temos. Comece por eliminar as negativas. Identifique-as, procure descobrir de onde vieram e por que; conscientizem-se de que provavelmente são completamente injustificáveis, trate de mudá-las, colocando coisa melhor no lugar. Depois, procure cultivar atitudes positivas em relação aos fatores críticos de sucesso: trabalho, pessoas, sua área profissional e você mesmo.

Atitude é tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário