Mais um ano novo começando e com ele iniciando ciclo de esperança, fé e muita confiança.
Sempre comemoramos o último dia do ano e o novo início, como sendo mais uma etapa, com muita esperança, ansiedade, planejamento, renovação para nova etapa.
E para ter os sonhos e projetos realizados, necessário planejar. Refletir no que fizemos, nos projetos que conseguimos realizar e naqueles que adiamos, pensar no que queremos mudar, pensar nos nossos erros, enfim fazer um balanço de como foi o ano, e assim planejar o novo ano.
Vislumbrar o futuro é importante, pois alimenta a alma, liberta a imaginação e energiza nossa mente para uma nova e continuada jornada. Mas para que ao final dessa jornada o balanço seja positivo, é preciso estar certo do que se quer e o que é preciso fazer para conseguir.
Todo e qualquer caminho é farto de desafios e surpresas, portanto nem tudo é possível planejar, isso apenas reforça a importância da convicção pelo destino, pois o caminho é muitas vezes incerto.
Para planejar necessário fazer os seguintes questionamentos:
* Tenha convicção do seu objetivo, saiba onde quer chegar.
* Identifique suas metas reais e caso elas estejam muito distantes de sua realidade, e não seja possível alcançá-la nesse próximo ano, divida-a em partes menores.
* Verifique se você possui todas as ferramentas e habilidades para alcançá-los.
* Renove seu estoque de otimismo e persistência.
* Trabalhe em prol de sua conquista todos os dias, dedicando todo o tempo disponível para cumprir essa etapa o quanto antes.
* Analise constantemente seus resultados lhe dá orientação.
* Comemore cada conquista e com isso faça o processo de auto motivação.
Pare de querer muitas coisas e tomar poucas atitudes, faça seu futuro no terreno do hoje, pois o amanhã é incerto demais para suportar seus sonhos.
E lembre-se é o HOJE que temos para viver, conquistar e realizar os sonhos.
É o HOJE que temos para falar o que sentimos e pensamos.
Não desperdice o seu dia, o seu tempo! Aproveite!
Silvana Parreira de Jesus
Psicóloga, Psicopedagoga e Consultora RH
Nenhum comentário:
Postar um comentário