JUCEJE GESTÃO EMPRESARIAL

JUCEJE GESTÃO EMPRESARIAL
Consultoria na área Administrativa, Financeira, Gestão de Pessoas e Coaching

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Gente Excelente: investimento ou custo?




Para ter gente excelente em nossas empresas, não existe milagre, é preciso formar pessoas, treinar pessoas, aperfeiçoar, atualizá-las. Mas quais pessoas? Principalmente aquelas que já trabalham conosco.

Muitas empresas têm a ilusão de encontrar pessoas “prontas” e perfeitas no mercado. Pura ilusão! Temos que recrutar, buscar, procurar e encontrar pessoas boas, seres humanos bons que tenham valores e princípios elevados, que queiram e precisem trabalhar. Após encontrarmos essas pessoas, temos que selecionar aquelas que mais se adaptarão à cultura da nossa empresa, ao nosso modo de ser e de agir. Em seguida, não há outro caminho senão o de formar essas pessoas: treinar, treinar e treinar.

Muitos me dirão que não se encontram mais pessoas boas, com valores e princípios elevados. Isso não é totalmente verdade. Não encontramos porque não procuramos com dedicação e afinco. Existem pessoas boas, mas elas não se “oferecem” para nós. Temos que ir ao encontro delas e convidá-las a trabalhar conosco - e essa é a verdade que poucos compreendem.

Ainda mais importante do que encontrar novas pessoas, é formar e treinar as que já estejam conosco. Se olharmos para nossas empresas com sinceridade e franqueza constataremos que não são muitas as que realmente dedicam boa parte de seu tempo e recursos para formar, treinar, aperfeiçoar, especializar e desenvolver as pessoas. Veem isso como custo e não como investimento.

A contradição se torna visível quando perguntamos: qual o maior problema de uma empresa? A resposta é sempre: falta gente excelente! E quando perguntamos qual o tempo e quais recursos são efetivamente alocados para encontrar, selecionar, formar e treinar pessoas veremos que esses recursos e esse tempo são menores do que a realidade exige. Novamente temos que dizer: não há milagre! Ou nos dedicamos a buscar, encontrar, selecionar, formar pessoas e treiná-las ou continuaremos a ter uma rotatividade alta e culparemos a sociedade e os governos pela falta de pessoal qualificado.

Não há mais o que esperar. O nosso cliente quer atendimento excelente e qualidade já! Não se iluda: temos que correr para recrutar, selecionar, formar e treinar para que possamos ter conosco o capital humano de que tanto necessitamos.

Formar e treinar é, pois, muito mais investimento que despesa. Pense nisso. Sucesso!

Fonte: Motivação & Sucesso
13 A 19 DE NOVEMBRO DE 2011
Gente excelente: investimento ou custo?
Luiz Marins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário