Sou Psicóloga e Consultora em Recursos Humanos/Gestão de Pessoas e Coach. Tenho experiência mais de 8 anos na área de Gestão de Pessoas. Experiência com pequenas, médias e grandes empresa. Experiência e conhecimento na área de Franchising e Franquias. Entrem em contato: silvana.juceje@hotmail.com Visitem o site: www.juceje.com.br
segunda-feira, 4 de abril de 2011
CHOCOLATE ....Hummmmmmmm....
Com a Páscoa chegando ninguém resiste ao chocolate. E o desejo compulsivo de comer, o lado emocional e psicológico do chocolate sempre é tema de discussão.
Portanto, segue abaixo algumas perguntas para conhecimento sobre o assunto.
1 - O desejo compulsivo de comer chocolate pode ser classificado como um vício? Como tratar?
Sim pode ser considerado como um vício, seria uma automedicação que fazemos quando comemos chocolate, isso é o chocolate ajuda a enfrentar as pressões, ou a compensar as mudanças hormonais.
Mas não podemos falar que são como os usuários de drogas e álcool, pois muitos pesquisadores sobre o assunto, relata que o chocolate não seja um vicio real. O desejo pelo chocolate parte de fenômenos de bases culturais do que questão física até.
2 - A pessoa que se considera chocólatra vive um momento de ansiedade muito grande, por isso ingere uma quantidade muito grande do produto?
Isso mesmo. Pessoas que estão passando por momentos de ansiedade, preocupação, insegurança e outros e não conseguem ter o controle de si ou por falta de conhecimento de si mesmo não percebe acaba ingerindo uma grande quantidade de chocolate.
3- O simples fato de comer chocolate em excesso está aliado a alguma insatisfação profissional e pessoal?
Não podemos generalizar as situações e os momentos para todas as pessoas. Mas pode estar aliado sim, pois são situações que gera tensão, ansiedade, insegurança, reações que desencadeia o consumo do chocolate.
4 - Qual a preocupação do chocólatra com relação ao ganho de peso?
Depende de chocólatra para chocólatra. Há aqueles que pensam no peso, que já dominam um pouco da sua ansiedade / insegurança, mas quando está alterado come demasiadamente sem preocupação. Só acaba surgindo a preocupação depois e acaba surgindo o arrependimento, frustração por ter exagerado na quantidade.
5 - No caso da mulheres, quando estão no período da chamada TPM (Tensão pré-Menstrual) o consumo do chocolate ocasiona o aparecimento da depressão?
Não pelo contrário. As mulheres no período da TPM acaba consumindo mais chocolate do que os homens, porque ocorre uma diminuição do neurotransmissor serotonina no cérebro quando a menstruação se aproxima, ficando com isso irritada. O açúcar do chocolate, então, compensa a falta dessa substância, que promove o bem estar. Após trinta minutos depois da ingestão, já se nota uma mudança no sistema nervoso, levando ao relaxamento. A ansiedade para o consumo de chocolate tende também a aumentar logo depois da ovulação, quando o nível do hormônio progesterona diminui.
No entanto, nas mulheres que tomam anticoncepcionais, essas flutuações hormonais não ocorrem, e de acordo com os pesquisadores, essas mulheres consomem menos chocolate.
6 - Existem terapias para tratar deste problema?
Através da terapia psicológica a pessoa vai identificar os comportamentos que faz com que surge o desejo compulsivo do chocolate, vai trabalhar aspectos da ansiedade, depressão, insegurança no qual são sintomas que leva a essa obsessão.
Silvana Parreira de Jesus
Psicóloga, Psicopedagoga e Consultora RH
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário