JUCEJE GESTÃO EMPRESARIAL

JUCEJE GESTÃO EMPRESARIAL
Consultoria na área Administrativa, Financeira, Gestão de Pessoas e Coaching

sábado, 30 de abril de 2011

Maio está chegando ...e é um mês especial - Mês das Noivas




O dia do casamento é marcado por momentos de muita emoção e tensão e o medo de que algo possa ocorrer errado é grande para as noivas. Esse momento é muito especial para maioria das pessoas, é um sonho sendo realizado.
Por ser um momento único e inesquecível é necessário um bom planejamento, para que tudo ocorra da forma como sonho, ainda mais sabendo que os comentários irão surgir por muito tempo.
Qualquer espera gera ansiedade, a espera do grande dia não é diferente, surgem comportamentos de incertezas, apreensões. A ansiedade esta relacionada com o medo, perigo e a insegurança do novo e do desconhecido. E é considerada como causadoras da gastrite, problemas de pele, gastrite, ulceras e outros.
Os sintomas principais da ansiedade são: agitação, sensações de angústia, sudorese, taquicardia, irritabilidade, tensão, sensação de não conseguir ficar parado, roer unhas, puxar o cabelo, falar muito, permanecer balançando a perna com freqüência e outros.
Tem como característica psíquica a excitação, a aceleração do pensamento como se estivéssemos elaborando e planejando uma maneira de nos livrar do perigo e das incertezas. Com a correria contra o tempo, estamos cada vez mais tendo mais comportamentos e atitudes rápidas, impulsivas, gerando assim um estresse e ansiedade grande.
Precisamos identificar e aceitar a ansiedade, observar os motivos e após isso trabalhar e desenvolver a consciência para viver no presente, pensar no AGORA e não se preocupar tanto com o futuro, com o que vai vir.
Esse pensar no agora faz com que a ansiedade vem a tona quando o assunto é o casamento, como que vai ser nos próximos anos e assim por diante. Necessário pensarmos que nem sempre teremos na vida todas as informações necessárias para tomar as decisões corretas.
Casamento é um compromisso de aprender a resolver as brigas e as rugas do dia a dia de forma construtiva, o que é raro hoje em dia. Em um casamento o que predomina é uma boa comunicação, alias em qualquer tipo de relacionamento (amigos, familiares, trabalho), no qual em muitos casos se fala muito e ouve pouco, uma guerra pra se ter a razão.
Hoje precisamos aprender saber ouvir, compreender o que o outro esta passando pra nós. Ouvir é uma habilidade que poucos têm, de se colocar no lugar do outro e prestar atenção no significado das palavras, na forma que transmite, o emocional da pessoal, é não atropelar quando esta falando, é não julgar e nem tentar interpretar, é ter tempo para essa pessoa.
Casar é um sonho, mas pode chegar ao stress extremo para os noivos. A noiva passa a ter vários pesadelos nas vésperas do grande dia, são medos e ansiedades relacionados com situações de receio e preocupação, toda noiva passa por essa fase.
Os noivos têm grande expectativa em relação a uma vida nova, pois quando se casam a vida muda, o casal passa a dividir coisas e arcar com novas responsabilidades que antes não tinham, e ainda temem que não tenham os mesmos prazeres da vida de solteiro, mas vale lembrar que terão outros prazeres alem dos que já tinham. Necessário pensar e viver o presente!
A terapia é um grande auxiliar no combate contra os sintomas que o grande dia, o casamento, a mudança que vem junto traz para o casal. Tem como objetivo preparar o casal para as novas mudanças, trabalhar e exercitar o processo de comunicação, de negociação e os conflitos e medos.
O importante é que os noivos, principalmente a noiva, no qual a expectativa é sempre maior, fique tranqüila, pois quando o momento chegar, os medos vão embora, a emoção vem à tona e o que precisa fazer é curtir o momento. E que a felicidade esteja presente em cada minuto da comemoração e da nova etapa da vida.


Silvana Parreira de Jesus
Psicóloga, Psicopedagoga e Consultora RH

Nenhum comentário:

Postar um comentário