JUCEJE GESTÃO EMPRESARIAL

JUCEJE GESTÃO EMPRESARIAL
Consultoria na área Administrativa, Financeira, Gestão de Pessoas e Coaching

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Vamos refletir: Quanto "tempo de qualidade" estamos dedicando paraos nossos filhos?

Recebi esse e-mail, sobre o tempo e achei bastante interessante.

Sempre questiono a importância que damos ao nosso tempo..Um bem que temos e não valorizamos......é algo que não volta mais, como a água de um rio....

Questiono também a importância que damos em quantidade e qualidade.
Vamos pensar: fico horassss brincando com o meu filho, mas essas horas são com qualidade? ou apenas fico brigando e criticando o jeito dele de brincar?

Precisamos observar melhor os nossos comportamentos e buscar mudanças positivas.

Boa leitura!! E BOA REFLEXÃO..


Na sexta feira dia 12 de maio uma amiga do meu filho a Isa pulou do 8º andar do prédio onde morava na Rua Emiliano Perneta. Tinha acabado de almoçar, estava com o uniforme do Bom Jesus, e a mochila nas costas, o que indicava que iria retornar ao colégio, pois nas quartas e sextas eles têm aula o dia todo.
Foi um choque para todos os colegas!
Aí vem a pergunta: Por quê? Ela tinha apenas 15 anos.
Que problemas uma menina de 15 anos pode ter?Fiz esta pergunta ao meu filho, e a resposta me deixou chocada... Ele me disse: Mãe, eu acho que era falta de colo!
Questionei: Como assim?
E ele me disse: Hoje em dia, os pais trabalham praticamente o dia todo, sempre com a mesma desculpa de que querem dar aos filhos tudo aquilo que nunca tiveram e, na maioria das vezes, eles estão conseguindo. Eles estão dando um estudo no melhor colégio, cursos de idiomas, dinheiro para gastar no shopping, um computador de última geração pro filho ficar enfiado em casa durante o pouco tempo livre que sobra, roupas, tênis, celular, tudo muito caro, etc...
E sempre cobrando da gente boas notas, pois estão investindo muito...
Não era melhor então ter comprado ações, depositado na poupança, ou sei lá onde?
Na maioria das vezes, os pais não têm mais tempo para os filhos, não conversam mais, não fazem um carinho...
Quando a gente chega em casa, o que mais quer é o colo da mãe quando vai mal nas provas, ou quando acontece alguma coisa ruim.
Por que você acha que hoje os adolescentes são quase todos revoltados?
Na maioria das vezes, eles estão querendo chamar a atenção, ser notados, só que no lugar errado
e de forma errada: na rua e com violência.
Espero que a morte da Isa não tenha sido em vão, pois quem sabe desta forma muitos pais vão repensar suas atitudes para com seus filhos!
Não somos máquinas, não somos todos iguais. Não é porque o filho da vizinha tira só dez que todos nós vamos tirar 10....
Talvez, nem todos nós queiramos falar inglês!
Depois de me falar tudo isso em prantos, ele me abraçou e disse, olhando nos meus olhos:
Mãe, obrigado por você estar tão presente em minha vida, por eu poder contar sempre com você nos bons e nos maus momentos...
Obrigado, também, pelas broncas, pois sei que mereço.

Ninguém é igual a ninguém temos que respeitar o limite das pessoas, e aceitar a opinião delas..

O tempo e o amor são os melhores investimentos que vocês fazem pelos seus
filhos, o resto é conseqüência. '

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dicas para passar bem e feliz as festas de final de ano.


ps. clique em cima para ler melhor ;0)

Olá pessoal...Recebi essas dicas e resolvi compartilhar com os meus colaboradores e com os visitantes do meu blog...

Desejo a todos um ótimo final de ano...e boas festas!!!!

Semana Mundial do Doador de Sangue

Dia Mundial do Doador de Sangue
Doar sangue não dói, é rápido e salva muitas vidas. A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação acontece imediatamente após a doação.


Condições básicas para doar sangue:

- Sentir-se bem, com saúde
- Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional
- Ter entre 18 e 65 anos de idade
- Ter peso acima de 50Kg

Recomendações para o dia da doação:

- Nunca vá doar sangue em jejum
- Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores
- Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação
- Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação
- Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.

Quem não pode doar?

- Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade
- Mulheres grávidas ou amamentando
- Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas
- Usuários de drogas
- Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

O que acontece depois da doação?

O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue. Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo. Se for necessário confirmar algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra e se necessário, encaminhado a um serviço de saúde.

O que acontece com o sangue doado?

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais da cidade para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

Onde doar:

Você pode doar sangue nos postos fixos do Hemocentro do seu estado.
Em Rio Preto acesse o site para ter maiores informações: http://www.hospitaldebase.com.br/hemocentro.php

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

“Hoje não, amanhã” Cuidado! Você pode estar procrastinando - Release!!!! by Renan (Rádio Lider FM)

“Hoje não, amanhã” Cuidado! Você pode estar procrastinando

A psicóloga e psicopedagoga Silvana Parreira de Jesus esclarece o que é procrastinação – um mal do mundo contemporâneo que não tem idade para aparecer

Vontade de deixar tudo para depois, essa é a sensação de um procrastinador. O termo é pouco conhecido e são muitas pessoas que sofrem com este problema, mas nem sabem que o têm. A procrastinação é o adiamento de uma ação e pode resultar em estresse, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha. A psicóloga e psicopedagoga Silvana Parreira de Jesus esclarece que a procrastinação pode ocasionar alterações de humor. “Pessoas com tendência a procrastinar podem sofrer de depressão e transtorno de déficit de atenção. Existem aquelas que são procrastinadoras crônicas e sofrem de distúrbio de comportamento e devem procurar um psicólogo para que possam trabalhar as questões em suas vidas, para que se permitam mudar comportamentos e hábitos”, informa.

Há vários tipos de procrastinadores. Podemos os separar em quatro perfis: o aventureiro, que espera até o último minuto para, depois, querer fazer tudo de uma vez; o que se preocupa com os outros, evita fazer uma atividade com medo de fracassar e do que as pessoas possam a vir pensar; o que não gosta de responsabilidade, sabe que vai ter muito serviço e deixa de realizar determinada tarefa, e os atrasados mesmos, deixam tudo para última hora e, depois, inventam as famosas desculpas.

Como já estamos no final do ano, são comuns as pessoas já começarem a se planejar para 2012. A psicóloga Silvana Parreira alerta a expectativa excessiva. Uma das características de quem procrastina é acumular várias tarefas para serem feitas depois e, quando chega a hora de realizá-las, não consegue: “Devemos tomar cuidados com os planejamentos que realizamos, pois todo planejamento há datas para serem concluídos. E quem tem o costume de procrastinar, pode ter futuros problemas profissionais e pessoais, não conseguindo realizar a tempo o que foi planejado”.

A estilista e consultora em moda Mayra Nagy, 26 anos, diz procrastinar, pois sempre tem o costume de deixar algumas tarefas importantes para a última hora: “Na época da faculdade eu precisa escrever o TCC, porém ia deixando de lado, sempre fazia outras atividades e, depois, quando chegou à conclusão do trabalho, fiquei nervosa e me esforcei demais para terminar tudo a tempo, na última hora”. Formada em Moda e informática, Mayra já está se planejando para o próximo ano. “Pretendo continuar os estudos e, provavelmente, terei que ir para outra cidade. Pretendo resolver se quero tentar um mestrado ou se vou fazer especialização em moda e, para tomar essa decisão, preciso me planejar e começar a agir agora, pois estou protelando essa atitude há 2 meses já”, pontua Mayra.

Solução

Para buscar o alívio dessa sensação de deixar sempre para depois, é se planejar. Desenhar uma tabela e separar as atividades que devem ser feitas e nas horas que devem ser realizadas, pode ser o caminho para deixar de procrastinar.

“A cura vai depender da mudança de comportamento de cada pessoa. Crie prazos, concentre-se nos afazeres, se presenteie – a melhor maneira de ter o próprio reconhecimento –, anote todas as informações e seja sincero com você e com os outros. Se não pode realizar determinada atividade, porque não sabe fazer ou porque realmente não tem tempo para realizar, fale sem se preocupar com que os outros vão pensar”, alerta a psicóloga Silvana Parreira.

Abaixo segue alguns itens para evitar a procrastinação:

· Tenha limites – Eles são importantes para nos organizarmos mentalmente e termos claro que não podemos enrolar para sempre realizar as atividades e cumprir com os compromissos;

· Presenteie-se – Permita ficar meia hora batendo papo com os amigos, para algumas horas seguidas trabalhadas, ou prometa-se um presente quando estiver na metade do projeto. Isso ajuda a se esforçar mais;

· Tenha concentração – A forma mais fácil de procrastinar é se distraindo. Dê atenção às tarefas. Evite telefones, e-mails e tentações da internet durante a realização das atividades;

· Liste as tarefas – Coloque tudo o que você tem ou deseja fazer no papel. Mas, seja sincero, elimine as tarefas que não planeja realizar, ajuda a não acumular serviços;

· Não Misture – Faça listas diferentes para prioridades do trabalho e dos afazeres domésticos, por exemplo. Senão as urgências do trabalho vão sempre ficar em primeiro lugar,

· Abra o jogo – Se você acha que não vai dar conta de uma tarefa, seja honesto, fale das suas dificuldades. Mas, se possível, tente fazê-la. Você pode se surpreender!

Fonte: Silvana Parreira de Jesus

Gente Excelente: investimento ou custo?




Para ter gente excelente em nossas empresas, não existe milagre, é preciso formar pessoas, treinar pessoas, aperfeiçoar, atualizá-las. Mas quais pessoas? Principalmente aquelas que já trabalham conosco.

Muitas empresas têm a ilusão de encontrar pessoas “prontas” e perfeitas no mercado. Pura ilusão! Temos que recrutar, buscar, procurar e encontrar pessoas boas, seres humanos bons que tenham valores e princípios elevados, que queiram e precisem trabalhar. Após encontrarmos essas pessoas, temos que selecionar aquelas que mais se adaptarão à cultura da nossa empresa, ao nosso modo de ser e de agir. Em seguida, não há outro caminho senão o de formar essas pessoas: treinar, treinar e treinar.

Muitos me dirão que não se encontram mais pessoas boas, com valores e princípios elevados. Isso não é totalmente verdade. Não encontramos porque não procuramos com dedicação e afinco. Existem pessoas boas, mas elas não se “oferecem” para nós. Temos que ir ao encontro delas e convidá-las a trabalhar conosco - e essa é a verdade que poucos compreendem.

Ainda mais importante do que encontrar novas pessoas, é formar e treinar as que já estejam conosco. Se olharmos para nossas empresas com sinceridade e franqueza constataremos que não são muitas as que realmente dedicam boa parte de seu tempo e recursos para formar, treinar, aperfeiçoar, especializar e desenvolver as pessoas. Veem isso como custo e não como investimento.

A contradição se torna visível quando perguntamos: qual o maior problema de uma empresa? A resposta é sempre: falta gente excelente! E quando perguntamos qual o tempo e quais recursos são efetivamente alocados para encontrar, selecionar, formar e treinar pessoas veremos que esses recursos e esse tempo são menores do que a realidade exige. Novamente temos que dizer: não há milagre! Ou nos dedicamos a buscar, encontrar, selecionar, formar pessoas e treiná-las ou continuaremos a ter uma rotatividade alta e culparemos a sociedade e os governos pela falta de pessoal qualificado.

Não há mais o que esperar. O nosso cliente quer atendimento excelente e qualidade já! Não se iluda: temos que correr para recrutar, selecionar, formar e treinar para que possamos ter conosco o capital humano de que tanto necessitamos.

Formar e treinar é, pois, muito mais investimento que despesa. Pense nisso. Sucesso!

Fonte: Motivação & Sucesso
13 A 19 DE NOVEMBRO DE 2011
Gente excelente: investimento ou custo?
Luiz Marins.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

PROGRAMA 5 S - bom período para realizar.




PROGRAMA 5S - Visa mudar a maneira de pensar das pessoas na direção de um melhor comportamento para toda a vida. É para todas as pessoas da empresa.

SEIRI [arrumação ], SEITON [ordenação ], SEISOH [limpeza ], SEIKETSU [asseio ], SHITSUKE [auto-disciplina].

Aplicação na Administração:
1S – Arrumação: Identificação de dados e informações necessárias e desnecessárias para decisões.

2S – Ordenação: Determinação do local de arquivo para pesquisa e utilização de dados a qualquer momento. Deve-se estabelecer um prazo de 5 minutos para se localizar um dado.

3S – Limpeza: Sempre atualização e renovação de dados para ter decisões corretas.

4S – Asseio: Estabelecimento, preparação e implementação de informações e dados de fácil entendimento que serão muito úteis e praticas para decisões.

5S – Auto-disciplina: Habito para cumprimento dos procedimentos determinados pela empresa.

Aplicação na Produção:
1S – Arrumação: Identificação dos equipamentos, ferramentas e materiais necessários e desnecessários nas oficinas e postos de trabalho.

2S – Ordenação: Determinação do local especifico ou lay-out para os equipamentos serem localizados e utilizados a qualquer momento.

3S – Limpeza: Eliminação de pó, sujeira e objetos desnecessários e manutenção da limpeza nos postos de trabalho.

4S – Asseio: Ações consistentes e repetitivas visando arrumação, ordenação e limpeza e ainda manutenção de boas condições sanitárias e sem qualquer poluição.

5S – Auto-disciplina: Habito para cumprimento dos procedimentos especificados pelo cliente.

Para a vida pessoal é possível aplicar o 5S? Faça a experiência e compartilhe aqui comigo a sua experiência.

terça-feira, 8 de novembro de 2011