JUCEJE GESTÃO EMPRESARIAL

JUCEJE GESTÃO EMPRESARIAL
Consultoria na área Administrativa, Financeira, Gestão de Pessoas e Coaching

sábado, 30 de abril de 2011

Maio está chegando ...e é um mês especial - Mês das Noivas




O dia do casamento é marcado por momentos de muita emoção e tensão e o medo de que algo possa ocorrer errado é grande para as noivas. Esse momento é muito especial para maioria das pessoas, é um sonho sendo realizado.
Por ser um momento único e inesquecível é necessário um bom planejamento, para que tudo ocorra da forma como sonho, ainda mais sabendo que os comentários irão surgir por muito tempo.
Qualquer espera gera ansiedade, a espera do grande dia não é diferente, surgem comportamentos de incertezas, apreensões. A ansiedade esta relacionada com o medo, perigo e a insegurança do novo e do desconhecido. E é considerada como causadoras da gastrite, problemas de pele, gastrite, ulceras e outros.
Os sintomas principais da ansiedade são: agitação, sensações de angústia, sudorese, taquicardia, irritabilidade, tensão, sensação de não conseguir ficar parado, roer unhas, puxar o cabelo, falar muito, permanecer balançando a perna com freqüência e outros.
Tem como característica psíquica a excitação, a aceleração do pensamento como se estivéssemos elaborando e planejando uma maneira de nos livrar do perigo e das incertezas. Com a correria contra o tempo, estamos cada vez mais tendo mais comportamentos e atitudes rápidas, impulsivas, gerando assim um estresse e ansiedade grande.
Precisamos identificar e aceitar a ansiedade, observar os motivos e após isso trabalhar e desenvolver a consciência para viver no presente, pensar no AGORA e não se preocupar tanto com o futuro, com o que vai vir.
Esse pensar no agora faz com que a ansiedade vem a tona quando o assunto é o casamento, como que vai ser nos próximos anos e assim por diante. Necessário pensarmos que nem sempre teremos na vida todas as informações necessárias para tomar as decisões corretas.
Casamento é um compromisso de aprender a resolver as brigas e as rugas do dia a dia de forma construtiva, o que é raro hoje em dia. Em um casamento o que predomina é uma boa comunicação, alias em qualquer tipo de relacionamento (amigos, familiares, trabalho), no qual em muitos casos se fala muito e ouve pouco, uma guerra pra se ter a razão.
Hoje precisamos aprender saber ouvir, compreender o que o outro esta passando pra nós. Ouvir é uma habilidade que poucos têm, de se colocar no lugar do outro e prestar atenção no significado das palavras, na forma que transmite, o emocional da pessoal, é não atropelar quando esta falando, é não julgar e nem tentar interpretar, é ter tempo para essa pessoa.
Casar é um sonho, mas pode chegar ao stress extremo para os noivos. A noiva passa a ter vários pesadelos nas vésperas do grande dia, são medos e ansiedades relacionados com situações de receio e preocupação, toda noiva passa por essa fase.
Os noivos têm grande expectativa em relação a uma vida nova, pois quando se casam a vida muda, o casal passa a dividir coisas e arcar com novas responsabilidades que antes não tinham, e ainda temem que não tenham os mesmos prazeres da vida de solteiro, mas vale lembrar que terão outros prazeres alem dos que já tinham. Necessário pensar e viver o presente!
A terapia é um grande auxiliar no combate contra os sintomas que o grande dia, o casamento, a mudança que vem junto traz para o casal. Tem como objetivo preparar o casal para as novas mudanças, trabalhar e exercitar o processo de comunicação, de negociação e os conflitos e medos.
O importante é que os noivos, principalmente a noiva, no qual a expectativa é sempre maior, fique tranqüila, pois quando o momento chegar, os medos vão embora, a emoção vem à tona e o que precisa fazer é curtir o momento. E que a felicidade esteja presente em cada minuto da comemoração e da nova etapa da vida.


Silvana Parreira de Jesus
Psicóloga, Psicopedagoga e Consultora RH

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Feliz Páscoa!!!!!!!!!!!!!!


[b]Desejo a todos um ótimo feriado...final de semana...e uma MARAVILHOSA PÁSCOA!!!!!.[/b]

Silvana Parreira de Jesus
Psicóloga, Psicopedagoga, Consultora RH

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Para reflteir - Mensagem de Otimismo: "Não deixe para amanhã!"





Não deixe Para Amanhã


Amanhã pode ser muito tarde:

Para você dizer que ama,
Para você dizer que perdoa,
Para você dizer que desculpa,
Para você dizer que quer tentar de novo...

Amanhã pode ser muito tarde

Para você pedir perdão,
Para você dizer: Desculpe-me, o erro foi meu!...

O seu amor, amanhã, pode já ser inútil;
O seu perdão, amanhã, pode já não ser preciso;
A sua volta, amanhã, pode já não ser esperada;
A sua carta, amanhã, pode já não ser lida;
O seu carinho, amanhã, pode já não ser mais necessário;
O seu abraço, amanhã, pode já não encontrar outros braços...

Porque amanhã pode ser muito ...muito tarde!

Não deixe para amanhã para dizer:
Eu amo você!
Estou com saudades de você!
Perdoe-me!
Desculpe-me!
Esta flor é para você!
Você está tão bem!...

Não deixe para amanhã O seu sorriso, O seu abraço, O seu carinho, O seu trabalho, O seu sonho, A sua ajuda...

Não deixe para amanhã para perguntar:
Por que você está triste?
O que há com você?

Ei!...Venha cá, vamos conversar...
Cadê o seu sorriso?
Ainda tenho chance?...
Já percebeu que eu existo?
Por que não começamos de novo?
Estou com você.
Sabe que pode contar comigo?
Cadê os seus sonhos?
Onde está a sua garra?...

Lembre-se:
Amanhã pode ser tarde...muito tarde!
Procure. Vá atrás! Insista!
Tente mais uma vez!
Só hoje é definitivo!

Amanhã pode ser tarde...

(autor desconhecido)

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mensagem para refletir!!!!!


Às vezes, as correntes que nos impedem são mais mentais do que físicas.
Pense, pois muitas vezes amarram vc em nada e vc acredita !!!


Bom final de semana a todos!!!!!!!!!!!!!

Silvana Parreira de Jesus
Psicóloga, Psicopedagoga, Consultora RH

segunda-feira, 4 de abril de 2011

CHOCOLATE ....Hummmmmmmm....




Com a Páscoa chegando ninguém resiste ao chocolate. E o desejo compulsivo de comer, o lado emocional e psicológico do chocolate sempre é tema de discussão.
Portanto, segue abaixo algumas perguntas para conhecimento sobre o assunto.


1 - O desejo compulsivo de comer chocolate pode ser classificado como um vício? Como tratar?

Sim pode ser considerado como um vício, seria uma automedicação que fazemos quando comemos chocolate, isso é o chocolate ajuda a enfrentar as pressões, ou a compensar as mudanças hormonais.
Mas não podemos falar que são como os usuários de drogas e álcool, pois muitos pesquisadores sobre o assunto, relata que o chocolate não seja um vicio real. O desejo pelo chocolate parte de fenômenos de bases culturais do que questão física até.

2 - A pessoa que se considera chocólatra vive um momento de ansiedade muito grande, por isso ingere uma quantidade muito grande do produto?

Isso mesmo. Pessoas que estão passando por momentos de ansiedade, preocupação, insegurança e outros e não conseguem ter o controle de si ou por falta de conhecimento de si mesmo não percebe acaba ingerindo uma grande quantidade de chocolate.

3- O simples fato de comer chocolate em excesso está aliado a alguma insatisfação profissional e pessoal?
Não podemos generalizar as situações e os momentos para todas as pessoas. Mas pode estar aliado sim, pois são situações que gera tensão, ansiedade, insegurança, reações que desencadeia o consumo do chocolate.

4 - Qual a preocupação do chocólatra com relação ao ganho de peso?
Depende de chocólatra para chocólatra. Há aqueles que pensam no peso, que já dominam um pouco da sua ansiedade / insegurança, mas quando está alterado come demasiadamente sem preocupação. Só acaba surgindo a preocupação depois e acaba surgindo o arrependimento, frustração por ter exagerado na quantidade.

5 - No caso da mulheres, quando estão no período da chamada TPM (Tensão pré-Menstrual) o consumo do chocolate ocasiona o aparecimento da depressão?

Não pelo contrário. As mulheres no período da TPM acaba consumindo mais chocolate do que os homens, porque ocorre uma diminuição do neurotransmissor serotonina no cérebro quando a menstruação se aproxima, ficando com isso irritada. O açúcar do chocolate, então, compensa a falta dessa substância, que promove o bem estar. Após trinta minutos depois da ingestão, já se nota uma mudança no sistema nervoso, levando ao relaxamento. A ansiedade para o consumo de chocolate tende também a aumentar logo depois da ovulação, quando o nível do hormônio progesterona diminui.
No entanto, nas mulheres que tomam anticoncepcionais, essas flutuações hormonais não ocorrem, e de acordo com os pesquisadores, essas mulheres consomem menos chocolate.

6 - Existem terapias para tratar deste problema?

Através da terapia psicológica a pessoa vai identificar os comportamentos que faz com que surge o desejo compulsivo do chocolate, vai trabalhar aspectos da ansiedade, depressão, insegurança no qual são sintomas que leva a essa obsessão.


Silvana Parreira de Jesus
Psicóloga, Psicopedagoga e Consultora RH